Indústrias RC - Usinagem de qualidade em torno multifuso

WhatsApp

Usinagem de qualidade em torno multifuso

A usinagem em torno multifuso é um processo fundamental na indústria da transformação, onde um torno com múltiplos fusos é utilizado para realizar diferentes operações de usinagem em uma única peça.

 

Esse tipo de usinagem permite a produção eficiente e precisa de peças complexas, oferecendo diversas vantagens em relação aos tornos convencionais. Neste conteúdo, vamos abordar o processo de usinagem e quais as suas vantagens. Confira!

 

Como funciona a usinagem em torno multifuso?

 

No processo de usinagem em torno multifuso, a peça a ser usinada é fixada em um mandril ou pinça, enquanto os fusos de rotação independentes são acionados para realizar diferentes operações ao mesmo tempo.

 

Cada fuso pode ser equipado com ferramentas especializadas, como:

  • torneamento;
  • furação;
  • fresamento;
  • rosqueamento;
  • ferramentas para operações de retificação.

 

Isso permite que múltiplas etapas de usinagem sejam realizadas em uma única configuração, aumentando a eficiência e a produtividade do processo.

 

Usinagem em torno multifuso: conheça as vantagens

 

Um dos principais benefícios é a redução do tempo de ciclo. Como ele possui a capacidade de inúmeras operações simultaneamente, o período para produzir uma peça é reduzido.

 

E, ainda, a usinagem em torno multifuso oferece maior precisão, uma vez que todas as operações são realizadas em um único setup, minimizando a possibilidade de erros de alinhamento e deslocamento.

 

Outra vantagem importante é a versatilidade, a usinagem em torno multifuso permite uma ampla produção de peças, desde componentes automotivos até dispositivos médicos e eletrônicos, entre diversos outros.

 

Essa versatilidade torna essa técnica de usinagem extremamente adaptável a diversas indústrias e necessidades de produção. E por fim, a usinagem em torno multifuso também contribui para a redução da mão de obra necessária.

 

Isso porque, com a automação e a capacidade de realizar múltiplas operações em uma única máquina, a intervenção humana é minimizada, resultando em maior eficiência, redução de custos e aumento da segurança no ambiente de trabalho.

 

Se você quer saber mais sobre a usinagem em torno multifuso de qualidade e como ela pode ajudar no seu negócio, acompanhe nosso blog! Para adquirir as peças produzidas pelas Indústrias RC, entre em contato: vendas@industriasrc.com.br em São Paulo, e vendasbh@industriasrc.com.br em Minas Gerais.